PERFIL
DO COMPRADOR
O Comprador deve possuir
qualificações específicas, demonstrando conhecimentos dos procedimentos a serem
adotados, das características dos materiais, bem como da arte de negociar,
essencial na prática das transações.
Um bom comprador precisa ter algumas
características, como por exemplo:
Ser um bom negociador;
Ter iniciativa;
Ter a capacidade de decisão;
Ter objetividade;
Ter idoneidade.
O comprador tem a responsabilidade de
comprar bem e de dar um retorno para a organização da qual faz parte.
Na hotelaria esse profissional é
muito exigido, pois lida com grandes volumes de materiais e de valores. Dentro
de um hotel é muito importante que essa atividade seja centralizada em um
Departamento de Compras, na figura de seu comprador.
Em alguns casos é necessário que o
comprador de hotel tenha o domínio de outro idioma para facilitar na hora da
negociação. Outro fator importante é a constante atualização das informações e
de todos os produtos de cada área do hotel. Esta atualização é feita por meio
de publicações especializadas, em feiras e eventos segmentados, pela internet,
em visitas periódicas aos fornecedores e por consultas com compradores de
outros hotéis.
Esse conjunto de fatores e mais a
centralização das compras, diminuem gastos com ligações telefônicas, negócio
mal feito, principalmente ao que se refere à compra de bens de consumo,
evitando preços absurdos e fora da realidade.
Concluímos que a função de Comprador
é de suma importância dentro de qualquer segmento. Na hotelaria, o Comprador
pode determinar grande economia para o hotel, pois as compras são geralmente de
grande volume e valor. Este profissional tem que ter bons conhecimentos, fazer
parcerias com fornecedores idôneos, primar pela qualidade e segurança de todos
os produtos adquiridos, pois o cliente final é o hóspede que busca bom
atendimento e produtos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário