quinta-feira, 29 de novembro de 2012

[EXTRA] - ÉTICA NO TRABALHO



O QUE É ÉTICA?

A palavra ética vem do grego ethos, e pode ser definida como uma reflexão dos princípios responsáveis pelas atitudes de cada pessoa, e que diferenciam entre o bem e o mal. Na prática, isto significa que a pessoa que é ética procura ser justa em suas ações.

Ética também é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A ética está ligada aos princípios que motivam, disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Ética no trabalho é uma preocupação constante, e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.

Podemos citar o exemplo dos médicos: ao se formarem, adotam um código de ética que, ao menos na teoria, irá determinar as suas ações. Mas na prática muitas vezes os médicos esquecem o que prometeram no dia de sua formatura e a ética é substituída pelos interesses próprios de cada um.

Pesquisando na internet achamos um post com "16 MANDAMENTOS" do que seria ÉTICA NO TRABALHO. Achamos muito bom para reflexão:

Ética no trabalho
  1. Seja honesto em qualquer situação;
  2. Nunca faça algo que você não possa assumir em público;
  3. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições;
  4. Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios;
  5. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da ideia e você ficará com fama de mau-caráter;
  6. Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio;
  7. Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara;
  8. Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete;
  9. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção;
  10. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável;
  11. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria;
  12. O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra;
  13. A relação de trabalho é mediada pela hierarquia. O subordinado amigo deve ao chefe a mesma deferência que os demais – e o chefe amigo precisa ser extremamente cuidadoso para não beneficiar o subordinado que lhe é próximo;
  14. Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a incompatibilidade e façam fofocas;
  15. Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que lhe conta a última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você;
  16. Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na culpa. A fala correta é: “não foi um erro intencional, isso não vai ocorrer de novo e vou remediar o acontecido”;

Em nossa opinião a ética deve estar sempre presente em nossas atitudes. Não importa se trabalhamos em uma multinacional ou em uma microempresa, devemos sempre optar pelo correto, por não prejudicar o outro. Seria muito bom se todas as pessoas optassem por fazer sempre o bem.

Fonte: http://www.rethasolucoes.com.br/index.php/artigos/53-a-etica-no-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário