Definido como quantificação
de itens ou recursos tangíveis, em movimento ou não (pode estar em trânsito),
que encontram-se em poder da organização num determinado tempo.
Os estoques são uma forma de
proteção contra a imprevisibilidade dos processos com os quais o hotel lida ou
está envolvido.
Hoje em dia é melhor
trabalhar com o estoque mínimo para não ficar com uma quantia muito alta de
dinheiro parada, ou seja, comprar muito um tipo de produto e este produto não
ter boa saída, então o capital gasto com esse produto se perde.
O Hotel precisa ter a
certeza de que não faltará nada para que o serviço de hospedagem seja prestado
de forma a satisfazer o cliente. Para isto o estoque precisa estar bem
organizado, bem preparado.
Os
estoques são compostos de:
Matéria-Prima –
Ex.: farinha de trigo para fazer o pão; enxoval do hotel;
Material Auxiliar –
Ex.: provolone para acabamento de um pão;
Material de Manutenção –
Ex.: fios, disjuntores, tomadas, privadas;
Material de Escritório ou
Intermediário – Ex.: folha, caneta, clips;
Material ou Produtos
Acabados – Ex.: cestinha de massa pronta para servir na cozinha.
Justificativas
Internas e Externas Que Podem Influenciar o Controle de Estoque
Internas
Ex.1:
Quando o fornecedor não cumpre o prazo ou as condições para algum produto, com
isso o estoque precisa estar preparado para suprir esse tempo de espera.
Ex. 2:
Fragilidade dos processos gerenciais, especialmente planejamento. Planejamento
errado de algum setor.
Externas
Variação da demanda –
Produto mais procurado que outro; condições climáticas (quando chove muito,
começa a faltar legumes, folhas, frutas);
Sócio-Econômicas –
Eventos externos à organização que podem demandar estoques de proteção. Ex.:
Alta do dólar.
Funções
Associadas ao Controle de Estoque:
Determinar o “quê” deve
permanecer no estoque;
Nº de itens, quantificar os
itens; Ex.: 20 Kg de arroz; 10 kg feijão
Determinar “quando” se deve
reabastecer os estoques – qual a peridiocidade;
Determinar “quanto” de
estoque será necessário para um período determinado;
Acionar Departamento de
Compras para executar a aquisição de compras para determinado produto;
Controlar estoques, indicar
para outras áreas a quantidade e o valor dos produtos;
Fazer inventários periódicos
para avaliação das quantidades e estado dos materiais estocados –
acompanhamento;
Identificar e retirar do
estoque os itens obsoletos e danificados (produtos vencidos);
Custos
dos Estoques
Custo de Pedido –
está diretamente relacionado com o volume dos pedidos que ocorrem no período. É
o custo inserido no processo de compras – custo fixo e custo variável. O custo
fixo não muda de um mês para o outro (despesa com folha de pagamento). O custo
variável é o que vai gastar para realizar o custo fixo (e-mail, telefone,
internet).
Custo de Falta no Estoque –
este tipo de custo implica naquilo que o cliente está acostumado a ter naquele
estabelecimento, como por exemplo: Quer um prato que está no cardápio e o
garçom informa que não tem. Depois de um tempo ele volta e torna a fazer o
mesmo pedido e novamente a resposta é negativa. Este tipo de falta de produto no estoque gera um desconforto,
cria uma falta de confiabilidade no cliente, dessa forma, abre uma porta para a
concorrência.
Custo de Manutenção ou Custo
de Armazenagem – este custo é diretamente ligado ao
armazenamento. Este espaço físico varia de acordo com o tamanho da empresa.
Também envolve custo com o pessoal que faz a armazenagem e a movimentação
dentro do estoque. Envolve equipamentos e sistemas de informações específicas.
Também envolve seguro deste setor, pois estão sujeitos a roubo, perdas,
aumentando assim os custos de manutenção.
Previsão
de Estoques
Trata-se de informações
quantitativas e qualificativas para que não falte nada no estoque.
Informações
Quantitativas
Influência da propaganda –
quando a propaganda é muito forte, pode influenciar a compra ou alterar a
programação em relação a um item específico.
Evolução das vendas no
período – quando um tipo de produto tem mais saída em um
determinado período do ano, então é preciso comprar mais para não perder a
venda.
Variação de modismo –
quando um certo produto está sendo muito usado, está na moda, então tenho que
ter para atender a demanda.
Situação Econômica –
quando o dólar aumenta; se deixei de comprar um determinado produto e agora ele
está mais caro porque o dólar aumentou.
Crescimento Populacional –
mais pessoas para consumir, aumento da demanda.
Informações
Qualitativas
Opinião dos Gerentes –
Os gerentes solicitam ao setor de compras um determinado produto porque estão
acostumados.
Opinião dos Vendedores –
Quando o vendedor sugere outra marca.
Opinião de Compradores –
Quando cliente solicita algum produto que só tem naquele local.
Pesquisa de Mercado –
pesquisa informa o produto mais consumido ou as marcas que são mais consumidas.
Identificação
da Necessidade de Compra
Deverá ser feita pelo setor
responsável. O setor de compras deverá identificar se este produto tem em
estoque ou não. Às vezes é feita uma solicitação de compras sem necessidade,
pois há estoque daquele produto e o setor que solicitou não sabe. Então cabe ao
setor de compras estar bem informado pelo setor de Almoxarifado/Estoque em
relação às quantidades e produtos estocados. O estoque tem que estar em dia
para não haver compras desnecessárias.
Gestão
Financeira do Estoque
Deve proporcionar um nível
de investimento adequado ao estoque, que seja capaz de sustentar o nível de
atividade da empresa e que tenha o menor custo possível.
Estoque Mínimo – é
o estoque que trabalha sem comprometer a operação da empresa.
Consumo de Aquisição – é
o montante consumido desde quando é efetivada a compra (pedido junto ao
fornecedor), até a chegada do produto.
Ponto de Pedido –
coberto pelo estoque mínimo.
Estoque máximo – é
o maior volume de estoque permitido ou possível dentro das necessidades da
Pousada, dado pela frequência de pedido e pelo consumo médio.
Medidas de Desempenho –
objetiva melhorar o gerenciamento empresarial, alguns indicadores relacionados
a estoque, vendas, finanças que foram desenvolvidos. A seguir são apresentados
alguns deles.
Giro de Estoques –
mede a quantidade de vezes que o estoque se renovou, calcular quantas vezes seu
estoque está gerando – tempo que abasteceu, vender e abasteceu de novo:
CMV / Estoque Médio Estoque Médio = E.
Inicial + E. Final/2
Prazo
Médio Permanência Estoque – PMPE - É o prazo médio de permanência
da matéria prima ou das mercadorias nos estoques da empresa:
PMPE = 30 / Quantidade de Giro do Estoque
Cálculo do Retorno sobre o Capital
RC = Lucro /Capital em Estoque (L/C)
Concluímos que Almoxarifado e Estoque precisam estar bem integrados dentro
de qualquer empresa.
É preciso ficar atento ao Giro de Estoque. Se o estoque está girando
rápido, a operação está funcionando muito bem. Se o estoque está girando pouco,
o dinheiro fica parado e isso pode ser sinal de algo errado na Gestão da Empresa,
podendo gerar prejuízos.
Por ser um Setor em que há muito dinheiro empregado é preciso vigilância
contínua para que tudo ande correto. Dentro de um Hotel, todo esse procedimento
é de suma importância, pois desta forma, o Hotel poderá focar no serviço que
presta, mantendo a qualidade no atendimento, sabendo que seu
Almoxarifado/Estoque está funcionando perfeitamente e preparado para o bom
andamento de todos os setores do Hotel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário