quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

[EXTRA] - RECICLAR + REUTILIZAR = SUSTENTABILIDADE


Hotel do RJ dá exemplo de Sustentabilidade


A consciência de reciclar sobras de sabonetes que podem salvar vidas e agregar responsabilidade social não é hábito somente de grandes redes internacionais que operam no Brasil.  O Hotel Bühler, localizado em Visconde de Mauá, na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais, pertencente à família de imigrantes alemães Bühler, é um exemplo de sustentabilidade na hotelaria e ganhador de vários prêmios por suas ações socioambientais como o selo de Hospedagem Sustentável do Guia 4 Rodas. Entre os programas realizados no empreendimento está a de reciclagem de barras de sabonetes que acontece há mais de 10 anos. “Desde a 1ª geração da família já se tinha o hábito do não desperdício e de reutilizar materiais”, afirma Rogério Bühler, Gerente geral do empreendimento. 

Diariamente as barras de sabonetes são coletadas pelos funcionários do empreendimento e conduzidas para um processo de limpeza com água e depois são transformadas em novo tipo de sabão utilizado pelo próprio hotel para limpeza de pisos, e o resto fica estocado. “Quando apresentamos o projeto para os hóspedes, que inclusive participam juntando diariamente estes sabonetes. Eles percebem efetivamente o quanto destes produtos são utilizados e acabam reduzindo o consumo com esta iniciativa”, declara.

Segundo ele este projeto visa mostrar aos hóspedes um consumo mais consciente, que é possível reduzir custos reciclando materiais. Os produtos podem se tornar um novo material de limpeza, produzindo ao final da cadeia o lucro. “Nossa principal intenção com este programa é o benefício para a natureza”, enfatiza.   




Falta cultura


Para Bühler os muitos hotéis no Brasil ainda não adotaram estas ações como a reciclagem de sabonetes porque falta na verdade é uma cultura mais voltada para o sustentável e menos para o capitalismo. “Os hotéis estão calculando somente o custo dos insumos, produtos e o preço de venda e logo encontrando um lucro irreal, porque não levando em conta o que traz de benefícios a utilização do passivo ambiental. É importante tornar-se cada vez mais sustentável, de acordo com o seu tipo de empreendimento. O Hotel Bühler também está trabalhando com o Projeto Lixo Mínimo “Uma Proposta Ecológica para Hotelaria”, que foi transformado em livro pelo SENAC”, finaliza. 

E o seu hotel, porque ainda não adotou esta responsabilidade social? Será que seu hóspede compactua com esta ação?

http://www.revistahoteis.com.br/materias/7-Especial/9188-Reciclar-sobras-de-sabonetes-como-pratica-sustentavel-nos-hoteis

Concordamos plenamente com os donos do Hotel Bühler. É uma pena que muitos hotéis ainda não façam essa prática. A maioria não tem essa preocupação e deve achar mais fácil jogar fora do que fazer todo esse processo.

Pesquisando na internet achamos alguns Hotéis que também fazem a reciclagem de sabonetes, são eles:

Grand Hyatt São Paulo: que distribui o material para três ONG'S: Lar Irmão José, Gotas de Flor com Amor e Caspiedade. 

São Paulo Airport Marriott Hotel: Após o recolhimento as sobras são dissolvidas em água quente e se transformam num excelente desengordurante que é utilizado pelo próprio hotel na remoção de manchas e lavagem de panos de limpeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário