segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA


LOGÍSTICA REVERSA

Você já ouviu falar sobre Logística Reversa? Sabe o que é?


A Logística Reversa é uma busca de solução para resolver problemas com resíduo (lixo) gerado.

Hoje em dia o lixo é um grande problema! Não há local adequado para armazenar todos os diversos tipos de resíduos gerados pela população.

Há resíduos que precisam ser destruídos completamente, como por exemplo: lixo hospitalar, resíduo de produtos químicos ou tóxicos. E onde armazenar isso tudo? Onde conseguir um fim para estes resíduos?

Não podemos esquecer também dos equipamentos eletrônicos em desuso, das pilhas e baterias gastas e tantos outros que não têm um lugar apropriado para serem armazenados e posteriormente destruídos.

A Logística Reversa se faz muito necessária, mas ainda é um processo caro. Trata-se de um grande desafio!

Implantar a Logística Reversa tem suas vantagens:
·         Sensibilidade Ecológica
·         Competitividade Empresarial
·         Diferenciação da Imagem Coorporativa

Um hóspede consciente vai preferir ficar em um hotel que tenha a preocupação com a sustentabilidade. Que tenha ferramentas para reduzir a energia elétrica; o consumo de água (primordial); geração de lixo; consumo de gás.

PROCESSO DIFÍCIL E CARO
Todo este processo ainda é muito difícil, pois as pessoas não estão acostumadas a pensar sobre isso. A maioria simplesmente não se importa com resíduo gerado. Acha que não é problema dele e sim das autoridades competentes, do Governo! Esta preocupação com o destino do lixo deveria ser de todos!
Trata-se de um processo caro. Sabemos que a coleta é difícil. Muitas vezes o material a ser recolhido é complicado e não há muito incentivo para todo este processo.

EMPRESAS QUE PRATICAM A LOGÍSITICA REVERSA E SE PREOCUPAM COM O MEIO AMBIENTE
Conhecemos uma empresa (TCI BPO) que armazenava e distribuía insumos hospitalares e remédios para os Hospitais da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Em 2008 esta empresa já tinha implantado este sistema de Logística Reversa. Quando os medicamentos ou insumos venciam, a empresa ia até ao local para retirada deste material e dava um fim ao mesmo. Algum tipo de material era levado para incineração, outros eram devolvidos aos fabricantes que davam o destino final a estes medicamentos e insumos.



A Natura faz um trabalho de Logística Reversa através das sua embalagens e refil acompanhada de uma inclusão social junto ao povo da Amazonas.



A Loja Mundo Verde alerta sempre em seus livretos sobre a conscientização do planeta, usa papel reciclável, bolsas retornáveis há muito tempo.



A Empresa Koleta Ambiental Soluções Logísticas Sustentáveis também faz esse trabalho, recolhendo o lixo extraordinário e dando o devido fim ao mesmo.



É preciso que mais empresas tenham essa visão diferenciada sobre a Logística Reversa. Que sigam o exemplo das empresas citadas aqui. Que desenvolvam sistemas para atender a essa demanda de resíduos gerados e que precisam ser absorvidos de alguma maneira, ou em forma de reciclagem ou totalmente destruídos. Só assim poderemos diminuir os danos causados ao ambiente e tentar preservá-lo para gerações futuras.




Um comentário: