O processo de compras fala de todas as etapas que envolvem
uma compra.
Focando em Hotelaria, este processo começa com uma
solicitação de compras de qualquer departamento do Hotel para aquisição de um
determinado material.
A compra deste material envolve três processos importantes
que são pertinentes à Hotelaria.
O primeiro processo chama-se:
CONTRATO CORPORATIVO – Este processo envolve uma
complexidade maior. É um Contrato de Prestação de Serviços feito sob medida, com
tarifas e condições negociadas.
Exemplo: Operadoras de Celular que oferecem algumas vantagens
para utilização da linha.
O segundo processo chama-se:
COMPRA COM COTAÇÃO – Este processo é mais trabalhoso,
pois envolve busca por preço do produto que o Mercado está praticando. É preciso
escolher as empresas para solicitar a cotação. Informar a estas empresas as
especificações técnicas do produto objeto da cotação.
O ideal é que sejam cotadas 2 ou 3 empresas para comparar e
escolher a que melhor atende. Para a escolha da empresa deverá ser observado o
melhor prazo, o melhor preço e as melhores condições.
O terceiro processo chama-se:
COMPRA SIMPLIFICADA – O processo de compra
simplificada permite a compra de pequenos volumes e produtos de baixo custo,
por telefone e sem necessidade de cotação. Este processo atende às emergências do momento. Às vezes
este processo pode ser dispendioso, pois devido à urgência em obter aquele
produto, não há tempo hábil para procurar o melhor preço e a empresa acaba
comprando mais caro. Este processo deve ser evitado para reduzir custos.
Os critérios para definição de compras são:
- FREQUÊNCIA DE
COMPRAS: Se existe muita compra de um determinado produto, o ideal é que a
compra seja facilitada. É preciso que o fornecedor atenda bem, que entregue no
prazo certo para que não haja atraso na operação.
- ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS: Cada produto tem sua especificação técnica; seu padrão; sua
marca. Um exemplo bom para a hotelaria seria a toalha, pois um hóspede assíduo
está acostumado com um tipo, com uma marca. Ele conhece o material que já usou
anteriormente. Se há uma troca deste produto, o hóspede com certeza irá
reclamar se a troca foi feita para um produto inferior ou comentar que houve
uma troca para melhor.
Muitas vezes essas especificações podem atrapalhar o processo
de compra. Certos produtos são específicos de alguns lugares distantes e isso
prejudica o andamento do processo.
- COMPLEXIDADE DO
VOLUME FINANCEIRO DE AQUISIÇÃO: Quando o volume financeiro da aquisição é
muito alto, sempre há a possibilidade do poder de barganha. Se o volume é
grande você tem condições de ditar as regras, de pedir descontos.
DESENHANDO O PROCESSO
DE COMPRAS
RECONHECIMENTO DA
NECESSIDADE – Ativa
o processo de compras. Se dá através de estímulos:
INTERPESSOAIS – Entre duas
ou mais pessoas.
INTRAPESSOAIS – Você mesmo define.
IMPESSOAIS – Grande loja – pessoas em geral.
BUSCA – Consultar Histórico. Consultar
mercado externo. Onde vai comprar. 80% das pessoas recorrem às recomendações.
No Brasil ainda não é muito forte, mas no exterior já existe outra ferramenta
que é a Realidade Aumentada (quando
o produto vem até você). A oferta chega para você através de e-mail ou outra
forma de propaganda.
AVALIAÇÃO ALTERNATIVA
PRÉ-COMPRA – Você
seleciona o prazo de entrega, o prazo para pagamento.
COMPRA – Ato efetivo , onde você já escolheu e já comprou.
CONSUMO – É a entrega. Você passa o produto
para o Departamento solicitante.
AVALIAÇÃO PÓS-CONSUMO – Saber se o produto atendeu às
necessidades do Departamento.
DESCARTE OU
DESPOJAMENTO – Se o
produto não atendeu ao solicitante, tem que ser eliminado. O Departamento de
Compras faz esse processo. Solicita a troca do produto ou a devolução do
dinheiro.
Entedemos que na Hotelaria o profissional de Compras precisa ter muito
conhecimento de todo o material utilizado pelo hotel. Este profissional
necessita de uma boa grade de Fornecedores que lhe permita fazer a escolha
perfeita. O bom Comprador tem condições de barganhar, de obter as melhores
condições para um serviço a ser prestado ou uma boa compra. Desta forma, evita
compras de emergência ou desperdício de mercadorias e assim pode gerar grande
economia para o Hotel.
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