O processo de recebimento de
materiais é muito importante, tanto quanto o de compras. A partir desse
processo, toda mercadoria estará diretamente sob os cuidados do hotel ou da
pousada. É o momento em que serão conferidos a qualidade, o preço e quantidade
das mercadorias constantes na Nota Fiscal.
O que se compra é um bem.
Tem dinheiro da empresa empregado nesta mercadoria. Foi investido valor nesta
compra. Trata-se de um bem da empresa. Portanto, seu estoque é um Ativo.
O almoxarifado é o local
onde você guarda esse ativo. Se você recebe o produto e armazena de forma
errada, estoca mal, isso irá refletir na prestação de serviço do hotel. Manter
a qualidade dos produtos faz você prestar um bom serviço.
FUNÇÕES
BÁSICAS DO RECEBIMENTO
Receber
Mercadoria
Inspecionar de acordo com a
Nota Fiscal – Valores, Quantidades e Marcas;
Verificar a fatura e a ordem
de compra e confrontar as duas. Às vezes o entregador entrega algo que você não
solicitou. Nesse caso, você não recebe e alerta que ao entregador que aquele
produto não pertence a você;
Verificar a especificação
das mercadorias;
Identificar as Mercadorias;
Distribuir corretamente as
mercadorias;
Registrar e informar
qualquer anormalidade no processo. Esse registro deve ser feito no Log Book que
é um livro utilizado em hotéis para registro de todas as ocorrências.
Importante:
Em Pousadas é muito comum que a pessoa que compra seja a mesma que recebe a
mercadoria e isso pode dar oportunidade para eventuais desvios.
Geralmente, na maioria das
empresas é feito o seguinte:
·
Quem faz o recebimento não efetua a compra.
·
Quem efetua a compra não faz o recebimento.
·
Quem efetua a compra não faz o pagamento.
Para empresas com estrutura
menor seria bom que quem fizesse a compra não efetuasse o pagamento. Esse procedimento
evitaria possíveis fraudes.
Nota
Fiscal de Devolução
Quando o comprador efetua
uma compra errada ou o fornecedor envia a mercadoria errada, é feito uma Nota
Fiscal de Devolução de Mercadoria. Geralmente é feita pela Controladoria da
Empresa. É uma Nota Fiscal da empresa. Não é uma nota específica, é uma Nota
Fiscal comum onde se marca a opção Devolução.
Área
de Recebimento
Esta área é de grande
importância. Todo esse processo fica mais fácil e eficiente se você tiver um
espaço pré-concebido para essa utilização com:
Espaço para manipulação de
caixas limpas (no caso do hotel) e caixas sujas (do entregador) para a
transposição de mercadorias, evitando a contaminação dos alimentos;
Bancada para a transferência
de caixas de transportes para caixas adequadas à armazenagem.
Cuba ou pia para
pré-higienização dos alimentos antes de entrar no hotel. Esta pia pode ser
utilizada para lavar ou deixar de molho.
Balança para grandes
volumes.
OBS.:
As mercadorias como peixe, frutas e verduras são recebidas por uma pessoa
específica da cozinha.
Documentação
do Processo de Recebimento
Ordem de Compras –
este documento vem do Setor de Compras;
Fatura –
quando a entrega é feita em 2 momentos. Somente na segunda entrega é que vem a
Nota Fiscal;
Nota Fiscal –
documento legal para pagamento;
Boleto Bancário –
reflete o valor que está na Nota Fiscal;
Duplicata –
documento em 2 vias para pagamento em carteira (em dinheiro). Assina-se uma e
guarda a outra via;
Relatório de Recebimento –
no Log Book deve ser registrado tudo que ocorreu naquele dia. O recebedor
realiza esse procedimento para se resguardar e fazer a informação circular;
Estocagem
– Almoxarifado
Este processo é muito
delicado e requer muita atenção, pois qualquer perda irá refletir no financeiro
da empresa.
Todos os produtos devem ser
armazenados conforme suas características de perecibilidade.
Aspectos
de Segurança – forma como está sendo armazenado. Definir
a forma mais segura. Esse local deve ter acesso limitado. Não é qualquer pessoa
que pode entrar no almoxarifado. Principalmente se tiver itens de grande valor.
Ex.: Bebidas importadas como Whisky ou Carnes Caras.
Controle
Efetivo – Centralização de estoques – evitar par-estoque (que
são estoques paralelos), onde cada setor quer estocar um pouquinho. Esse
procedimento não é o correto. O certo é solicitar quando for necessário.
O estoque de alimentos
pré-preparados e porcionados também deve ser centralizado.
Iluminação
e Monitoramento – ter uma câmera na porta de entrada para
ver quem entra e quem sai.
Somente a pessoa responsável
pelo almoxarifado deve ter as chaves desse setor. Se o responsável estiver
ausente, as chaves ficam com o segurança que só libera a entrada de outra
pessoa no local com ordem da Gerência. Esta pessoa será acompanhada por um
segurança e terá esse procedimento anotado no Log Book para que, no dia
seguinte, o responsável pelo Almoxarifado saiba o produto que foi retirado e
proceda com a baixa no controle.
Cada Hotel implanta a melhor
maneira de administrar o seu Almoxarifado, visando à integridade do estoque, do
valor que o hotel tem guardado neste local.
Aspectos
Operacionais – Compra adequada de produtos. O responsável
do Almoxarifado deverá passar informação correta para o Setor de Compras.
O responsável do
Almoxarifado também cuida da rotatividade do estoque: PEPS – primeiro que entra
primeiro que sai.
No almoxarifado tudo deverá
estar muito organizado. Os produtos deverão ser armazenados conforme a sua
perecibilidade.
Produtos perecíveis são
armazenados em ambientes refrigerados, protegidos e acondicionados em
embalagens próprias.
Os ambientes refrigerados
podem ser:
Câmaras frigoríficas:
devem possuir acabamento impermeabilizante, azulejados, com prateleiras de
material antioxidante e não poroso, como inox ou alumínio.
Freezer ou congeladores –
podem ser horizontais ou verticais. A temperatura deverá ficar entre zero e 20
graus negativos.
Geladeiras –
Mantém a temperatura de zero até dez graus.
Geralmente esses ambientes
são muito fiscalizados. Não podem estar com vazamento ou com infiltração.
Produtos
Semiperecíveis – alimentos que possuem algum tipo de
tratamento ou que possuem nível médio de água (cereais, enlatados, defumados,
salgados, embutidos, etc.). Esta armazenagem deve ser feita em ambiente
ventilado, com boa iluminação, em prateleiras preferencialmente vazadas de
material não poroso, etc.
Produtos
Não Perecíveis – Produtos com baixíssimo nível de água e
uma vida útil maior (farinhas, açúcar, massas secas, café). Esses produtos
podem ser acondicionados de maneira mais fácil, com estrados que distanciem em
pelo menos 30 cm do piso, evitando a ação de roedores.
Estoques
Definido como quantificação
de itens ou recursos tangíveis, em movimento ou não (pode estar em trânsito),
que encontram-se em poder da organização num determinado tempo.
Os estoques são uma forma de
proteção contra a imprevisibilidade dos processos com os quais o hotel lida ou
está envolvido.
Hoje em dia é melhor
trabalhar com o estoque mínimo para não ficar com uma quantia muito alta de
dinheiro parada, ou seja, comprar muito um tipo de produto e este produto não ter
boa saída, então o capital gasto com esse produto se perde.
O Hotel precisa ter a
certeza de que não faltará nada para que o serviço de hospedagem seja prestado
de forma a satisfazer o cliente. Para isto o estoque precisa estar bem
organizado, bem preparado.
Os
estoques são compostos de:
Matéria-Prima –
Ex.: farinha de trigo para fazer o pão; enxoval do hotel;
Material Auxiliar –
Ex.: provolone para acabamento de um pão;
Material de Manutenção – Ex.:
fios, disjuntores, tomadas, privadas;
Material de Escritório ou
Intermediário – Ex.: folha, caneta, clips;
Material ou Produtos
Acabados – Ex.: cestinha de massa pronta para servir na cozinha.
Condições
Internas e Externas Que Podem Influenciar o Controle de Estoque
Internas
Ex.1:
Quando o fornecedor não cumpre o prazo ou as condições para algum produto, com
isso o estoque precisa estar preparado para suprir esse tempo de espera.
Ex. 2:
Fragilidade dos processos gerenciais, especialmente planejamento. Planejamento
errado de algum setor.
Externas
Variação da demanda –
Produto mais procurado que outro; condições climáticas (quando chove muito,
começa a faltar legumes, folhas, frutas);
Sócio-Econômicas –
Eventos externos à organização que podem demandar estoques de proteção. Ex.:
Alta do dólar.
Funções
Associadas ao Controle de Estoque:
Determinar o “quê” deve
permanecer no estoque;
Nº de itens, quantificar os
itens; Ex.: 20 Kg de arroz; 10 kg feijão
Determinar “quando” se deve
reabastecer os estoques – qual a peridiocidade;
Determinar “quanto” de
estoque será necessário para um período determinado;
Acionar Departamento de
Compras para executar a aquisição de compras para determinado produto;
Controlar estoques, indicar
para outras áreas a quantidade e o valor dos produtos;
Fazer inventários periódicos
para avaliação das quantidades e estado dos materiais estocados –
acompanhamento;
Identificar e retirar do
estoque os itens obsoletos e danificados (produtos vencidos);
Concordarmos que o exposto
acima é básico para o gerenciamento de um Almoxarifado / Estoque. Sem dúvida
nenhuma, este setor de um Hotel ou de qualquer empresa tem que ser muito bem
cuidado e gerenciado. Há muito dinheiro em um Almoxarifado. Trata-se de um
Ativo da empresa. Sendo assim, todas essas condições e procedimentos contidos
nesta matéria devem ser priorizados, pois o controle eficaz deste setor pode
evitar prejuízo para o Hotel ou para qualquer empresa, melhorando o seu
resultado final.
A seguir alguns exemplos de Almoxarifados:
ALMOXARIFADO DESORGANIZADO:
Caixas de papelão; tudo misturado; caixas de papelão colocadas diretamente no chão.
ALMOXARIFADO ORGANIZADO:
Fábrica Transparente da Volkswagen na Alemanha
Tudo arrumado em estantes vazadas e distante do chão.
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